
5 Dicas de manutenção de equipamentos médicos
Os equipamentos médicos e hospitalares são essenciais, tanto para o trabalho dos médicos e enfermeiros, quanto, e principalmente, para a saúde dos pacientes. Permitem que os profissionais da saúde monitorem com maior precisão o estado do paciente, ajudando-os a definir a melhor forma de tratamento, desde a sala de emergência até a mesa de cirurgia.
Por essa razão, é importante tomar alguns cuidados básicos com os aparelhos. Com boas práticas de cuidados para equipamentos médicos servem tanto para cumprir as recomendações da Vigilância Sanitária, como para garantir a segurança dos colaboradores e do paciente.
Confira a seguir alguns cuidados que você deve tomar com os equipamentos do seu centro médico ou hospitalar.
1 – Faça uma avaliação antes de adquirir algum equipamentos hospitalares
Ao adquirir um equipamento médico, a primeira recomendação é que se atente quanto as indicações clínicas requeridas ao serviço de saúde em questão. O equipamento deve estar em condições adequadas para uso, atendendo às regulamentações da Anvisa quanto ao desempenho, instalação e manutenção.
Por isso, antes de adquirir o equipamento é importante que uma equipe técnica e clínica faça as análises necessárias dos equipamentos existentes no mercado, optando pela melhor opção, ou seja, a que oferece maior segurança e qualidade.
2 – Registre todas as atividades no equipamento médico
É importante que todas as ações realizadas no equipamento – instalação, manutenção, calibração, etc. – estejam registradas, armazenadas, datadas e assinadas pelo responsável.
O registro permite o controle sobre o que foi feito antes ou depois de determinada atividade, servindo para à investigação de possíveis problemas.
3 – Calibre seu equipamento médico
Importante para garantir o funcionamento ideal do equipamento, a calibragem, em algumas situações, é feita no momento da utilização para atender as características clínicas do paciente. Este cuidado garantirá, além de segurança, confiança e otimização do aparelho.
4 – Limpeza, desinfecção e esterilização dos equipamentos
Fique atento aos cuidados higiênicos, são uma das maiores preocupações na área da saúde. E com os equipamentos não deve ser diferente. Além da segurança para médicos e pacientes, a limpeza e esterilização garante a durabilidade do aparelho.
A limpeza do equipamento limita-se apenas a remoção de sujeiras acumuladas. Verifique as informações específicas do fabricante quanto a limpeza, mas o ideal é limpar as superfícies externas com pano úmido, água e sabão neutro.
A desinfecção, por sua vez, deve ser realizada sempre que o aparelho entrar em contato direto com o corpo do paciente. Isso reduz a quantidade de micro-organismos para a próxima utilização. Para diminuir o risco de contaminação, a esterilização é feita quando há contato do equipamento com sangue ou fluidos biológicos do paciente.
Nesta situação, o uso de produtos específicos torna-se necessário.
5 – Manutenção preventiva e corretiva
A manutenção do aparelho dita qual será sua vida útil.
A manutenção preventiva serve para prever problemas, solucionando-os antes mesmo de tornarem-se um, prolongando a vida útil da máquina. Há um roteiro elaborado e que deve ser seguido pelo serviço de engenharia do hospital, relacionando as peças dos equipamentos para avaliação de produtividade, segurança e desempenho.
Já a manutenção corretiva é feita quando o equipamento já apresentou falhas. Para isto, são executadas ações de correção sobre o problema. É importante ter ciência de que os cuidados com os equipamentos hospitalares começam desde o processo da aquisição e continuam até o fim da vida útil do aparelho.
A The Imagem Service é referência na comercialização e locação de equipamentos modernos e tecnológicos aos hospitais e clínicas médicas. Além desses segmentos e produtos mencionados acima, você encontrará os melhores produtos para o seu hospital.
Para saber mais sobre o nosso trabalho! Tem mais dúvidas sobre os cuidados com equipamento hospitalar? Use os comentários e deixe suas perguntas!